“Aconteceu no Integral”

Novidades de Fevereiro/2017.

Fevereiro chegou cheio de novidades e, com muita satisfação, iniciamos o trabalho com a nossa grande “família” do Integral/Semi-integral.

A alegria e o amor renovaram-se com a chegada de muitos alunos novos e cresceram com o retorno daqueles que já faziam parte das nossas manhãs.

Trabalhamos o livro “Romeu e Julieta”, de Ruth Rocha que se baseia na importância e no respeito às diferenças entre as pessoas.

Em Artes, além da caprichada releitura da capa do livro, fizemos um lindo quadro de recortes de revistas, que retratavam jardins e borboletas.

Na Culinária, fizemos uma colorida gelatina e montamos um delicioso pirulito de jujubas.

Também inauguramos nossa horta, onde plantamos flores de todos os tipos, tamanhos e cores.

O Integral está com tudo, e é só o começo!

Novidades de Novembro/2016.

No mês de novembro, trabalhamos o projeto “Então é Natal” para finalizar o ano do Integral.

Aproveitamos a Culinária para prepararmos receitas que fazem sucesso na ceia natalina, são elas: pãozinho de queijo, biscoto amanteigado e pavê de chocolate.

Em Artes, confeccionamos uma linda guirlanda de mãos, um pinheiro vazado e ainda montamos uma grande árvore para enfeitar a escola, com meias decoradas de algodão e desejos de Natal dos nossos alunos. Também assistimos a “O Expresso Polar”, um filme superanimado e emocionante.

Estamos nos despedindo de 2016 com a certeza de que foi um ano especial, muito divertido e que já deixa saudades.

No entanto, por aqui, já iniciamos os preparativos para que 2017 seja ainda mais mágico e empolgante para o nosso Integral. Até lá e boas férias!

Novidades de Outubro/2016.

 O mês mais gostoso e aguardado do ano nos trouxe o projeto “Ser criança é ser feliz”. Com ele, mergulhamos em atividades prazerosas que deixaram nossas manhãs com gostinho de “quero mais”.

Abrimos os trabalhos de Artes sujando nossas mãos com uma divertida pintura livre na parede de azulejo e outra coletiva em murais de papel 40 kg. Preparamos também uma meleca de amoeba, usando xampu, cola e anilina.

Na hortinha do Integral, plantamos um boneco cabeça de alpiste.

Nas aulas de culinária, preparamos cachorro-quente de forno, espetinho de frutas e montamos uma linda florzinha de jujubas.

Fizemos uma votação para escolher o filme mais pedido pelas turmas e, como ganhador, tivemos Bob Esponja: um herói fora d´água, que assistimos durante os tempos de multimídia.

A semana da criança do Integral tornou nossas manhãs mais especiais do que nunca. Tivemos um piquenique, um baile a fantasia, um cineminha, com pipoca, do clássico Jumanji e até um refrescante banho de mangueira.

Outubro foi embora e já deixou saudades, mas temos certeza que novembro fechará o ano do nosso Integral com chave de ouro.

Novidades de Setembro/2016.

O projeto “É primavera” floriu o integral com o colorido de uma das estações mais bonitas do ano.

Na culinária, preparamos receitas bem leves e fáceis, como salada de frutas, sanduíche natural, torta de maracujá e doce de leite em pó. Para esse último, produzimos forminhas personalizadas durante as aulas de Artes.

Nessas aulas, também fizemos um lindo trabalho com carimbos de folhas naturais colhidas na escola, e tivemos uma divertida experiência onde mudamos o tom de margaridas brancas com água e anilina.

Os filmes assistidos foram animações que abordaram como tema a natureza e os animais. Foram eles: Bee Movie, Formiguinha Z, Vida de Inseto e Irmão Urso, que, além da lição que ensinaram, emocionaram a todos com sua bonita história.

O mês de setembro também foi marcado pela aquisição dos novos jogos de tabuleiro, cartas e quebra-cabeças, que chegaram para aumentar a alegria das nossas manhãs.

As Paralimpíadas não passaram em branco por aqui. O Integral usou os momentos de quadra para sentir na pele como os atletas paralímpicos competem e se superam. Jogamos vôlei, sentados com balão de gás, basquete com arremessos da bola à cesta também sentados, e disputamos uma divertida corrida com uma perna só.

Setembro foi um mês de muitas novidades, porém o projeto de outubro está começando, e o mês mais esperado por todos nós PROMETE!

Novidades de Agosto/2016.

O mês de agosto, no Integral, foi bem curtinho, mas nem por isso foi menos animado. Comemoramos o Folclore Brasileiro com a construção de fantoches de palito e a criação de lendas para montagem de um livro folclórico.

Setembro promete muitas novidades, a Primavera vai chegar com tudo para colorir e empolgar nossas manhãs. Aguardem!

Novidades de Julho/2016.

No mês de julho, acendemos a chama da alegria para festejar, no Integral, os Jogos Olímpicos.

Durante a Culinária, descobrimos a origem de algumas receitas muito saborosas, como a banana caramelada (China) e o suco de frutas vermelhas (Japão). Aproveitamos o suco para bebermos após o almoço.

Em Artes, trabalhamos as bandeiras dos países participantes, os aros olímpicos e o mascote Vinicius. Também construímos um divertido jogo da memória das modalidades olímpicas e, com ele, brincamos muito durante as nossas manhãs.

Nos momentos de auditório, assistimos a alguns vídeos informativos sobre a história das olimpíadas e as cidades-sedes, e a outros, que nos arrancaram muitas risadas, como a minissérie “Vinicius e Tom: divertidos por natureza”.

Novidades de Junho/2016.

O projeto do mês de junho não poderia ser diferente. O Arraiá do Integral chegou com tudo, trazendo muita alegria para nossas manhãs.

As aulas de Artes começaram com uma grande produção de correntinhas para a decoração da festa. Para o mural, criamos um lindo espantalho usando pratos de papelão e recortes de papel. Como lembrancinha, fizemos um delicioso milho de garrafa, usando sucata e biscoito de queijo.

A participação das famílias, que enviaram material reciclável, foi de grande importância.

Usamos os momentos de multimídia para trabalhar o tema Festa Junina desde sua origem, começando pelos verdadeiros passos de quadrilha e indo até os “donos” dessa festa: São João, São Pedro e Santo Antônio.

Na nossa hortinha, plantamos batata-doce. Na garrafa esperamos uma grande surpresa quando o crescimento começar.

Nossos momentos de culinária são sempre os preferidos, nesse mês, fizemos cocada, paçoca e uma maçã de chocolate de dar água na boca.

Com certeza, o mês de junho foi um dos mais especiais e divertidos de 2016, estamos animados e muito ansiosos à espera do próximo projeto, que será campeão!

Novidades de Maio/2016.

O projeto “As cores da mamãe” teve como base o livro “As cores de Laurinha”, que conta a história de uma menina que, ainda na primeira série, tinha o sonho de dar uma linda bolsa de presente para a mamãe mas como ela não tinha como conseguir dinheiro, resolveu seguir seu coração e usar seus coloridos desenhos para demonstrar seu amor no Dia das Mães.

Através dessa história, o Integral mergulhou no universo das cores para, assim como Laurinha, demonstrar seu amor e carinho pela mamãe.

Na culinária, aproveitamos receitas fáceis, coloridas e muito saborosas. O salpicão fez sucesso no nosso almoço, a gelatina foi uma ótima sobremesa e a musse de limão deu aquele azedinho todo especial.

Do limão, usamos as sementes para colorir nossa horta. A abóbora nos surpreendeu com seu rápido crescimento. Estamos empolgados e ansiosos pelas próximas plantações.

Em Artes, realizamos técnicas que exploraram nossa imaginação e mexeram com nossa afetividade. Da pintura esponjada de um arco-íris, saiu um lindo porta-retrato para a mamãe, e usando tesoura e cola, construímos uma bela casa com os integrantes da nossa família.

Todo esse trabalho foi ilustrado com vídeos que despertaram nossa curiosidade, descobrimos como se forma o arco-íris e discutimos a importância de uma família.

As atividades extras não ficaram de fora, nossas bailarinas deram um show, e as aulas de inglês foram “very good”!

Junho nos aguarda com um projeto folclórico e bem animado. O arraiá do Integral vai chegar com tudo, sô!

Novidades de Abril/2016.

Projeto: Menina bonita do laço de fita
Com vídeos e atividades de artes, criamos e recriamos cenas dessa linda história.

Oba! Que cheirinho bom!
Na culinária desse mês, colocamos a mão na massa e fizemos muitas gostosuras, como bombinha de banana, pão de aveia, bolo de caneca e popcake.

Recreação
Nas atividades dirigidas, trabalhamos os esportes coletivos preferidos da criançada: futebol, vôlei e basquete.

Biblioteca
Os jogos virtuais educativos ganharam espaço semanal em nossas visitas à biblioteca. Agora, além das pesquisas e dos momentos de leitura, há muita diversão.

Horta
Inauguramos a horta do EF1, Integral e Semi com uma curiosa plantação de alpiste.
Quinzenalmente colocaremos a mão na terra para semear amor à natureza.

 Jogos Pedagógicos
Os jogos de tabuleiro e raciocínio lógico também entraram de vez em nossa rotina semanal.
Com eles, trabalhamos as regras, o trabalho em equipe e o respeito aos colegas.

Laboratório
Durante as idas ao laboratório, experimentamos uma brincadeira de arrepiar: conduzimos energia estática com o cabelo e a bola de encher.

Aulas extras
Sempre prazerosas e com sabor de “quero mais”.
Nossos alunos aproveitaram bastante.

Confira as fotos!

 

Novidades de Março/2016.

*Projeto: Romero Britto
Vimos o vídeo sobre as obras de Romero Britto e os alunos fizeram a releitura.

* Tá na mesa pessoal! É hora do nosso delicioso almoço!
Compartilhamos o novo espaço especial para as nossas refeições.

 *Culinária
Caprichamos na empadinha de queijo, sanduíche natural do Romero, biscoitinhos das letrinhas, bolo surpresa e gelatina colorida. A colação é sempre uma novidade.

* Defesa pessoal, balé, capoeira e inglês (Brasas).
Essas aulas foram momentos especiais, esperadas com muita ansiedade.

 * Artes
O trabalho do mosaico, figuras em sobreposição, positivo e negativo, pintura com batedor e pontilhismo, entre outros, mostrou a capacidade de criação dos nossos talentosos alunos.

*Recreação
Curtimos muito o “Circuito esportivo” do Integral, com competições e jogos de interação.

*Laboratório
Caprichamos no nosso dia “Genius Mirim”, com experimentos para observarmos as mudanças dos estados físicos da água.

 * Biblioteca
Visitamos a biblioteca para coletar informações sobre Romero Britto na internet e aproveitamos para o momento de leitura livre.

 * Cineminha
Para descontrair, uma sessão pipoca com o filme “Divertidamente”.

Confira as fotos!

 

QUERIDA CRIANÇA

É com muita alegria que estamos aqui dando início a mais um ano letivo no Integral. Vamos fazer deste ambiente um lugar de paz, amizades e alegrias para obtermos bons resultados escolares.
Teremos vários momentos especiais: brincadeiras, artes, biblioteca, jogos, cineminha, horta, ballet, defesa pessoal, capoeira e a nossa culinária especial!!!
Ter você conosco é maravilhoso. Seu sorriso faz o nosso dia mais alegre e mais gostoso!
Feliz volta ao Integral e Semi-integral!

Novidades de Fevereiro/2016.

 

      Mais um ano passou-se, e os bons momentos da vida, feitos de tudo o que é forte, simples e belo, como um olhar, um sorriso, um gesto de amizade, foram apreciados e cultivados. Muitos desafios foram vencidos e outros objetivos foram lançados.

          Agradecemos a Deus pelos “presentes” recebidos nesse ano letivo, pois cada aluno, em particular, marcou nosso Integral de maneira única e especial. Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado.

          De nossa parte, podemos afirmar que procuramos realizar o melhor para você e que não mediremos esforços para que 2016 seja melhor que esse ano.

          Que, entre a magia do Natal e a realidade da vida, possamos encontrar espaço para a alegria, para o encontro com as pessoas, para sonhar, para acreditar em um mundo melhor e para agir por um mundo mais humano. Que o Natal possa ser o renascer da esperança e que esta continue no decorrer do novo ano.

          Que possamos sentir mais forte ainda o significado da palavra amor, refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz.

          Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida que, de fato, queremos ser plenamente felizes; e, se depender de nós, isso se tornará realidade!

          Desejo a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

          Com muito carinho, 

          Professora Sandrinha

          Integral

Novidades de Dezembro/2015.

Novidades de Novembro/2015.

Novidades de Setembro/2015.

Novidades de Agosto/2015.

Voltamos!

E começamos com muita diversão!

Com um grande quebra-cabeça, montamos o mapa do Brasil. Aproveitamos para conhecer os estados que formam cada região.

Em comemoração ao Dia dos Pais, colorimos um lindo coração!

O nosso lazer sempre faz parte do nosso dia a dia: parquinho, quadra, quadrinha, jogos de parcerias, jogos individuais etc.

E a nossa culinária voltou com muita força. A saudade era enorme!!!

Para começar, um delicioso “Bolo da Vovó”. Musse de morangos, empadão de frango e pão recheado.

Novidades da última semana de Julho/2015.

Mês de Junho/2015:

Brincando com as cores!

Que tal, para começar, uma deliciosa gelatina colorida?

Pois é, o integral amou o sabor da gelatina colorida. Aproveitamos o momento para “descobrir” as mudanças dos estados da água.

E não paramos mais!!! Colorimos o “Dia do Amor” com muitas misturas de cores e brilhos!

O experimento “Testando o nosso paladar” foi um sucesso!

E, para finalizar, o “Arraial do Integral” caprichou nas comidas e brincadeiras!

Também não podemos nos esquecer das nossas tarefas de casa, que fazemos sempre com muito entusiasmo.

Até breve!

Novidades de Maio/2015 

Última semana de Maio:

Parabéns Integral, pela linda exposição!

Artes: O Integral caprichou mais uma vez com a releitura de Portinari. As telinhas ficaram lindas nas obras.