Warning: Declaration of Bootstrap_Walker_Nav_Menu::start_lvl(&$output, $depth) should be compatible with Walker_Nav_Menu::start_lvl(&$output, $depth = 0, $args = Array) in /home/colegiobahiense/public_html/wp-content/themes/ne_v_3/functions.php on line 406
Projeto conhecendo o 6º ano - Unidade Jacarepaguá - Colégio Bahiense - Mais de 50 anos de tradição, educando geraçõesColégio Bahiense

Projeto conhecendo o 6º ano – Unidade Jacarepaguá

A conclusão do Ensino Fundamental 1 é uma etapa importante na vida acadêmica do estudante: a partir de agora, ele passará a integrar um novo segmento, com mais matérias, professores, provas, trabalhos… Ufa!

Tantas novidades não precisam ser encaradas como dificuldades, mas sim como um desafio saudável para o aluno, que terá agora a oportunidade de desenvolver mais autonomia e proatividade em relação aos estudos.

Os pais, sempre preocupados com a responsabilidade dos filhos diante dos prazos e conteúdos, terão papel importante neste desenvolvimento: encontrar o meio-termo entre o acompanhamento dos estudos e a conquista da independência é essencial, uma vez que este processo não é conquistado de imediato. Assumir compromissos e ter a maturidade para cumpri-los requer confiança de ambas as partes. É importante que a família e o colégio caminhem de mãos dadas, oferecendo suporte e acreditando no sucesso dos alunos.

A equipe técnica e pedagógica do Colégio Bahiense – Jacarepaguá está desenvolvendo algumas ações importantes para esta necessárias transição:

  • Dia 26/09 – Encontro de um grupo de alunos do 6º ano com as turmas do 5º ano – Realizamos uma dinâmica e um bate-papo com o objetivo de trocar opiniões e expectativas sobre as mudanças que ocorrerão no próximo ano.

Para estar pronto para ajudar, vejam quais são os principais pontos sinalizados pelos alunos:

– Quais são as suas expectativas em relação ao 6º ano?

Aumento das dificuldades nas matérias.
Aprender coisas novas.
Ter mais maturidade.

– Para uma melhor adaptação, preciso

Me dedicar mais aos estudos.
Dos amigos mais próximos.
Me acostumar a acordar mais cedo.

– Minhas maiores preocupações são:

Provas duas vezes por semana.
Tirar boas notas.
Ter mais matérias.

– A melhor maneira de assistir aula é:

Prestando atenção.
Em atividades em grupo.
Em aulas com vídeos.

– O que é mais importante na convivência com os colegas da escola?

A amizade.
Ter respeito por todos.
Manter a responsabilidade com os estudos.

  • Dia 29/09 – Vivência do 5º ano – Os alunos das turmas A51, A52 e A53 puderam experimentar um pouco como será assistir aulas interativas de História e Geografia com os professores Yvette e Carlos Augusto, do 6º ano. Também aproveitaram o tempo livre do recreio para se integrarem com seus futuros colegas de segmento.
  • Dia 05/10 – Reunião de Pais – Em um momento de despedida e apresentações, as equipes dos dois segmentos – Fundamental I e II – falaram um pouco deste processo de transição e compartilharam como os responsáveis um pouco de como serão as mudanças no próximo ano. Este encontro teve como objetivo aproximar um pouco mais família e escola, diminuindo assim as ansiedades e expectativas, e favorecendo uma transição o mais tranquila possível.

Colégio Bahiense