Técnica de Papietagem ou Papier Collé – A6 – Unidade Jacarepaguá

Técnica de Papietagem ou Papier Collé – A6 – Unidade Jacarepaguá

VASOS GREGOS

A pintura grega encontra-se, basicamente, na arte cerâmica. Os vasos gregos são também conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. Além de servir para rituais religiosos, esses vasos eram usados para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos. Por isso, a sua forma correspondia à função para que eram destinados:

• Ânfora ? jarro em forma de coração, com o gargalo largo, ornado com duas asas.

• Hidra ? jarro de três asas, usado para recolher e transportar água das fontes.

• Cratera ? tinha a boca muito larga, com o corpo em forma de um sino invertido, servia para misturar a água com o vinho (os gregos nunca bebiam vinho puro), etc.

As pinturas dos vasos representavam pessoas em suas atividades diárias e cenas da mitologia grega.

A pintura grega se divide em três grupos:

• figuras negras sobre o fundo vermelho;

• figuras vermelhas sobre o fundo negro;

• figuras vermelhas sobre o fundo branco.

A base dos vasos foram feitas com a técnica de papietagem ou papier collé (papel colado). Essa técnica consiste em sobrepor diversas camadas de papel rasgado, em pequenos pedaços (foi usado jornal), sobre um objeto (usou-se bolas de aniversário) com o auxílio da cola branca misturada com um pouco de água. São necessárias, no mínimo, 6 camadas de papel para que a estrutura fique consistente. Após, os alunos usaram tinta guache para colorir os vasos.

Colégio Bahiense